No dia em que Santa Maria voltou para a bandeira laranja no modelo de Distanciamento Controlado, a cidade registrou mais quatro óbitos associados à Covid-19. Com essa atualização, feita no final da tarde desta sexta, o total de mortes pela doença chega a 57.
Nova Palma tem primeiro óbito relacionado à Covid-19
De acordo com o comunicado oficial da prefeitura, dois óbitos aconteceram nesta sexta, outro na última terça e o quarto no último domingo.
Um dos casos mais recentes é de um idoso de 63 anos, com registro de doença cardiovascular crônica e diabetes. Ele deu entrada na UTI do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo no dia 11 de setembro, já com o diagnóstico positivo para o coronavírus. Ele faleceu hoje.
A outra vítima, que também faleceu nesta sexta, é um idoso de 70 anos, com registro de doença cardiovascular crônica e diabetes. Ele deu entrada Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo em 4 de setembro - mesmo dia em que teve a confirmação para a Covid-19 -, mas só foi encaminhado para a UTI três dias depois.
Veja como ficam os setores com a região de Santa Maria de volta à bandeira laranja
Já na última terça-feira, 15, a vítima foi um idoso de 80 anos, morador de Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), com registro de diabetes. Ele deu entrada em 12 de setembro na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), já com a confirmação da Covid-19. Ele não chegou a ser levado para UTI, mas utilizou suporte ventilatório não invasivo. A notificação só foi feita hoje.
Santa Maria tem três lares de idosos com surto de Covid-19
No último domingo, 13, uma idosa de 87 anos faleceu no Hospital Geral de Santa Maria. Ela, que tinha registro de doença cardiovascular crônica e doença neurológica crônica, deu entrada na instituição em 12 de setembro, mas não precisou ser encaminhada para a UTI. A idosa fez o teste rápido, que deu negativo, mas teve contato domiciliar com um infectado e apresentou tomografia típica de paciente com coronavírus. O registro à Vigilância em Saúde foi feito hoje.
NOVOS INFECTADOS
O número de casos confirmados também aumentou, de acordo com a atualização do boletim epidemiológico. Foram registrados mais 49 pessoas infectadas, totalizando 3.707
casos positivos.
Do total, 2.983 pessoas já se recuperaram - cerca de 80%. Ainda há 4.471 casos suspeitos e 3.158 descartados.